quarta-feira, 3 de julho de 2013

Alimentos juninos: nutricionistas dão dicas para o consumo saudável destas delícias

Pinhão, batata-doce, paçocas, canjica, pé de moleque, quentão, arroz doce! Esses são alguns tradicionais alimentos das festas juninas no Brasil. E, ao contrário do que muita gente pensa, essas delícias podem sim trazer benefícios para a população. 
De acordo com a nutricionista Andressa Barbosa, que coordena o programa de educação nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, todos os alimentos são permitidos, basta consumir com moderação. “Nesta época do ano fica difícil resistir às tentações. Por isso, é sempre importante estar informado e ter um plano B. Para ficarem menos calóricos, basta trocar os ingredientes comuns pelos light. E no dia seguinte, retomar a alimentação normal”, explica Andressa. 
A nutricionista disse que esta dica também se aplica à outras ocasiões, como jantares, festas infantis e finais de semana. “Nosso trabalho como nutricionista não é vetar o consumo de alimentos e sim orientar para uma alimentação cada vez mais saudável. Diariamente, ao elaborar os cardápios das empresas clientes, temos o cuidado de oferecer uma alimentação bastante variada, rica em nutrientes e saborosa”, acrescenta. Confira abaixo os benefícios de alguns alimentos e receitas preparadas pela equipe da Risa: 
Arroz doce: Rico em carboidrato, é uma ótima fonte de energia. Possui proteínas e vitaminas do complexo B que participam de várias reações em nosso organismo. Aumenta a energia e a disposição. Para os intolerantes à lactose, o leite pode ser substituído por bebidas vegetais, como o leite de soja. Os diabéticos podem preparar com adoçante para forno e fogão. 
Batata doce: A batata-doce também é fonte de carboidratos, portanto, fonte de energia, além de ser rica em vitamina C. Tem betacaroteno, um antioxidante que auxilia no combate ao câncer e estimula o sistema imunológico. Suas fibras melhoram a digestão e atuam contra o colesterol. 
Paçoca: O amendoim usado na paçoca é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes antioxidantes e em ácidos graxos poli-insaturados, que atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, já que diminuem os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides. 
Doce de abóbora: A abóbora possui alto teor de fibras, boa quantidade de vitamina C e potássio, além de ser uma rica fonte de betacaroteno - um precursor da vitamina A, potente antioxidante que auxilia na prevenção do câncer e protege a pele do envelhecimento precoce. 
Quentão: o gengibre é um excelente alimento funcional, possui ação antiinflamatória, cicatrizante e é ótimo para a digestão. Mas é necessário cautela no consumo do quentão, pois também contém álcool. E se você for fazer o quentão e quiser deixá-lo menos calórico, a opção é usar um açúcar light, assim você consegue diminuir o valor calórico. 
Pinhão: rico em manganês, zinco, vitamina C, magnésio, fósforo, potássio, ferro, fibras e vitamina E. O manganês e o zinco são nutrientes que agem na resposta imune do organismo, além disso, o manganês tem papel fundamental no metabolismo do colesterol, no desenvolvimento corpóreo e na reprodução enquanto o zinco age na regulação do apetite, na aceleração de cicatrização de feridas e na melhora do paladar 
Arroz doce light
Ingredientes: 1 xícara de arroz branco, 1 litro de água, 1 canela em pau
4 cravos da Índia, ½ litro de leite desnatado, 2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
4 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
1 colher de chá de canela em pó
Modo de preparo: Deixe o arroz de molho em água por 1 hora. Escorra. Coloque-o em uma panela com o litro de água e leve ao fogo. Quando o arroz já estiver bem cozido, acrescente a canela em pau e os cravos. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Quando a água já estiver quase acabando, acrescente o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante e deixe no fogo baixo até engrossar. Sirva o arroz doce, polvilhado canela em pó.
Rendimento: 12 porções de 100g. Calorias por porção: 97kcal 
Doce de abóbora em calda:
Ingredientes: 500 gramas de abóbora em cubos pequenos
4 colheres de sopa de adoçante em pó, 4 cravos da Índia, 1 canela em pau
1 e ½ xícara de água, 1 colher de sobremesa de vinagre
Modo de preparo: Em uma vasilha com água, deixe a abóbora de molho por 10 minutos. Em uma panela, coloque o adoçante em pó, os cravos, a canela, a água e o vinagre. Leve ao fogo médio. Quando estiver fervendo, acrescente cuidadosamente a abóbora e deixe no fogo por mais 25 minutos ou até a abóbora ficar tenra. De vez em quando, mexa delicadamente com uma colher de pau para não quebrar a abóbora. Espere esfriar, coloque em uma compoteira e leve à geladeira.
Rendimento: 8 porções de 50g. Calorias por porção: 67kcal 
Paçoca de colher:
Ingredientes: 2 colheres de sopa de amendoim torrado sem casca
1 e ½ xícara de chá de proteína texturizada de soja torrada
4 colheres de sopa de leite em pó desnatado
2 colheres de sopa de adoçante em pó próprio para forno e fogão
½ colher de café de sal
Modo de preparo: Em uma tigela, junte todos os ingredientes. Leve ao processador e moa até ficar bem fino. Distribua em pequenas taças e sirva.
Rendimento: 10 porções de 50g. Calorias por porção: 80kcal

Nenhum comentário: