sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cozinha fácil para noivos


Casamento marcado e bate o desespero: NÃO SEI COZINHAR! Pensando nisso, o Espaço Gourmet Escola de Gastronomia oferece ao casal o curso pré-nupcial de gastronomia, ministrado pela Chef Vivian Nicolau dos Santos. As atividades do curso, que também é uma ótima opção para os convidados presentearem o casal, ensinam receitas e técnicas que vão deixar o dia-a-dia ainda mais especial e saboroso. O programa mostra, em apenas cinco aulas totalmente interativas, como enfrentar o dia-a-dia na cozinha na nova vida a dois. Na primeira aula os alunos aprendem sobre a compra de frutas, verduras e legumes, estocagem dos insumos, técnicas de cortes e mise en place. No segundo dia de curso é hora de aprender a montagem da mesa para café da manhã e preparo de saladas e molhos vinagretes. Nos outros dias de atividades os alunos do Espaço Gourmet aprendem os preparos básicos como arroz, cozimento de massa, feijão, grão de bico e batata gratin, sopas, cremes, risotos, preparo de carnes, aves e peixes e muito mais.

A Manu ganhou prêmio!



Estive conferindo na ultima quinta feira, a festa da Revista Veja Curitiba para o lançamento de mais uma edição da Veja Curitiba Comer & Beber, um especial anual que premia os grandes nomes da gastronomia da capital paranaense. Dentre os 32 premiados está o Restaurante Manu, comandado pela badalada Chef Manu Buffara, vencedor da categoria “Cozinha Contemporânea” com mais de 60% dos votos

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Medialunas de Punta


“Suas manhãs, almoços, tardes e noites podem ser diferentes”. Este é o slogan da Medialunas Calentitas, que há um ano conquista o paladar dos curitibanos.
Original do badalado balneário de Punta Del Este, é especializada em medialunas, que são semelhantes aos croissants. E não apenas a receita é original do Uruguai –  muitos ingredientes são importados do país vizinho, como o doce de leite utilizado em vários produtos.
As medialunas podem ser doces ou salgadas, diferenciadas pela presença da cobertura de uma calda de baunilha. Muito bem preparada e com cuidados seguidos à risca, a massa amanteigada permanece em descanso por três dias, tempo muito superior ao das massas de croissants, por exemplo, o que resulta em uma casquinha dourada e crocante.
Presente no piso superior da expansão do ParkShoppingBarigüi em Curitiba, o espaço também oferece outras delícias, como empanadas de diversos sabores, pizzas e o sacramento, que é um sanduíche feito com a mesma massa das medialunas com várias opções de recheios salgados.

Chocolate quente da Pizza Hut

Hot Ciok  da Pizza Hut
Ui ui! Que friozinho nessa terra... Fui ao Pizza Hut e conferi a variedade de bebidas quentes para aquecer o corpo e a alma. Eles lançaram recentemente seu novo cardápio, que inclui uma linha exclusiva de cafés e chocolates, como Espresso (longo, curto e com creme), Macchiato, Cappuccino Italiano e até mesmo a versão de Café Espresso Descafeinado. Mas um dos grandes destaques é o Hot Ciok (Chocolate Quente), a versão europeia da bebida, que ficou famosa nos restaurantes da rede por ser extremamente cremosa. É esse que eu recomendo. A Pizza Hut tem hoje cinco endereços em Curitiba – Batel, Cabral, Água Verde, Ecoville e ParkShoppingBarigüi.

Berinjela Scabech do Armazém Italiano


Ontem fui almoçar no Armazém Italiano, do meu amigo Bruno Draghi, e me deliciei com a berinjela Scabech que o chef Edson Rodrigues preparou especialmente para mim. Claro que eu não deixei passar em branco e aí vai a receitinha com uma dica do Edson:
Ingredientes
2 berinjelas grandes sem casca cortadas em tirinhas bem finas; ½ pimentão vermelho também em tirinhas finas; 1 cebola media e uma cabeça de alho media, bem picadinhos; um punhado pequeno de uva passa; 20 1zeitonas pretas picadas; azeite de oliva para deixar tudo bem encharcado; sal, pimenta e orégano a gosto.
Preparo
Aqueça o azeite até ficar muito quente e coloque a cebola, o alho o pimentão, as azeitonas e a uva passa até murchar a cebola. Nesse tempo, o azeite já voltou a esquentar bem e daí coloca a berinjela e vai colocando azeite até ficar bem encharcado. Termina com o sal, orégano, pimenta e um cálice de vinagre branco.


sábado, 20 de agosto de 2011

Batata Gratinada com Aveia Zaeli


INGREDIENTES:
500 Gramas de batata inglesa, 03 Xícaras de chá de água quente, 04 Colheres de sopa de aveia Zaeli, 03 Saches de caldo em pó Zaeli sabor legumes, 01 Colher de sopa de azeite extra virgem Zaeli, 01 Xícara de chá de palmito Zaeli (picado), 50 Gramas de queijo ralado Zaeli, 250 Gramas de mussarela, Orégano Zaeli a gosto, Sal refinado Zaeli a gosto
MODO DE PREPARO:

Cozinhe brevemente a batata descascada e cortada em fatias largas, com uma pitada de sal e reserve. Separadamente, dissolva o caldo de legumes na água quente e junte a aveia, leve ao fogo brando para formar um creme, e reserve. Unte uma refratária com o azeite e acomode as fatias de batata e o palmito picado, cubra com o creme de aveia e a mussarela. Polvilhe com queijo ralado e orégano e leve ao forno para gratinar.




Boa comida e vinhos em Punta


O Conrad Punta del Este Resort & Casino sediará a  5 ª edição do Aromas e Sabores, que começa a partir de 29 de agosto e vai até dia  31 de agosto, no salão Rio de Janeiro. A temporada 2011 do evento contará com três dias de aulas de culinária, com a participação de oito renomados chefs de diversas especialidades. Organizado pela Corporação Gastronômicas Punta del Este,o Aromas e Sabores, promove o intercâmbio entre a culinária uruguaia e o mundo. Descobrindo as tendências culinárias do momento, com destaque para a boa gestão das técnicas de cozinha como um meio de enriquecimento, o evento é direcionado para estudantes profissionais e amantes da gastronomia. O curso começa com os tradicionais serviços de coffee break. Durante os intervalos entre as aulas, acontecerá a "Noite do Chef", uma exclusiva degustação de pratos elaborados pelos consagrados chefs, acompanhados de renomados vinhos uruguaios. Tanto as aulas quanto a noite de degustação de vinhos são abertas ao público em geral - sem necessidade de conhecimentos básicos prévios -, para freqüentar o evento.
Preços: Curso de Culinária: quinhentos e cinqüenta dólares por pessoa, (jornada de três aulas). quatrocentos e cinqüenta dólares para sócios da CGPDE, Corporação Gastronômicas Punta del Este e estudantes de centros de gastronomia.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Costeleta Suina ao Barbecue

Essa foto é do colega chef Marcos Carvalhop 

Ingredientes
1 1/2 Kg de costelinhas de porco; 1 lt de molho barbecue; 200 ml de molho de pimenta
12 dentes de alho picados moagem; sal a gosto
Preparo
Corte as costelinhas de dois em dois ossos. Tempere com o sal, molho de pimenta e o alho, depois coloque o barbecue misturando bem. Coloque em uma assadeira e cubra com papel aluminio. Asse em forno queste por 90 minutos. Retire o papel e deixe assar por mais 20 minutos.
Agora olhe só a dica do chef Jefferson:

Feira da Louça - imperdível!


Já está tudo pronto para a 21ª edição da Feira da Louça. O evento acontecerá entre os dias primeiro e 11 de setembro no Ginásio de Esportes da Rondinha, em Campo Largo. Brasileiros de diferentes paragens passarão por lá, pois reúne em um mesmo espaço as melhores opções, preços e novidades em louças. Uma das expositoras que promete grandes novidades durante a feira é a Polovi. O Mix de produtos da Germer conta com mais de 400 opções entre itens da linha branca, chef gourmet e decorada.

Curiosidades

Campo Largo, conhecida como a “Capital Nacional das Louças”, conta com mais de 35 indústrias que empregam mais de 5.500 pessoas e respondem por 90% de toda a porcelana de mesa fabricada no país, 50% da cerâmica industrial e 30% da cerâmica branca de mesa. Uma das maiores marcas da cidade é a Germer Porcelanas Finas, que está presente no mercado há mais de 30 anos. A fábrica da empresa, que conta com um amplo e moderno parque industrial, é a mais moderna da América Latina.

História da feira

A Feira da Louça foi criada em 1991 para reunir as empresas de louça e porcelanas de Campo Largo. A cidade tem 36 indústrias de louças e porcelanas, que produzem cerca de 450 milhões de peças todos os anos. O polo cerâmico de Campo Largo é referência nacional e mantém a liderança da produção. Além de atender ao mercado nacional, os produtos são exportados para os países do MERCOSUL, da Europa e da América do Norte. O setor é responsável por 60% da arrecadação do município.




Aos Confrades, Confreiras e Chefs


Recebi esse link de uma Confreira e quero compartilhar com todos aqueles que gostam de vinho... Degustação às cegas é um perigo (rsrsrs). Prestem atenção nos comentários dos degustadores.



Chá na panela

Para os dias 26 e 27 de agosto, na Casa Vittorio Gelateria & Chás em Gramado, acontece mais uma edição exótica gastronômica e desta vez, todos os pratos vão conter um chá como um dos ingredientes, desde chá verde, de frutas, passando pelo rooitea,feito de uma planta africana. Localizada num dos recantos mais incriveis da cidade, próxima à revitalizada Praça das Mães, a Vittorio Casa de Chás e Gelateria recebe novamente dois grandes nomes da gastronomia para assinar o cardápio - os chefs Lu Davis e Jorge Nascimento, além da sobremesa preparada pela proprietária, a pasticciera Adriane Russi. Eles vão elaborar dois jantares petit comite de apenas vinte pessoas por noite, harmonizados com bons vinhos.
O Cardápio
Na entrada será servido couvert com pão de centeio ao aroma das especiarias do vovô, pão preto com rootealimmete, manteiga e patê de foie devoilalle ao perfume de brandy. Depois, risoto de cogumelos ao perfume de rooitea capetow. Já o prato principal reserva um cordeiro macerado em chá pote de rum servido ao molho de suco de uvas serranas guarnecido por gratinado de batatas com peras e roquefort. E a grande estrela da noite é a sobremesa waffle com chá verde baunilha e limão, sorvete de creme com chá de tâmaras com laranja e calda com rooitea e bombom de champagne.

Os Chefs
Lucilia Agrifoglio Davis é de Porto Alegre, é formada em Restaurateur e Tecnóloga pela Gastronomia Unisinos. Possui certificado de Curso de Culinária Italiana fornecido pela Federazione Italiana Cuochi. Sant’Agnello di Sorrento (NA) Italy. Foi consultora do restaurante Quinchoe do Lápis Café.

Jorge Nascimento é Gestor chef de cozinha atuando naárea de A&B há 14 anos, professor do curso de hotelaria  Ucs entre1999-2003, professor chef do curso de Gastronomia Unisinos desde 2004- 2010.Consultor em projetos da área de A&B e gestão atuando no Brasil.Sócio com achef Lu Davis da empresa Duo Toque na empresa de eventos e projetos de jantares especiais. Chef Imagem do grupo Wal Mart Nacional no sul do Brasil. Consultor e idealizador do Mamma Pasta e Hamburgueria do Caracol no Largo da Borges, em Gramado.


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

É Copacabana em Curitiba





Sábado passado eu, o Thiago Neuhaus, a Leticia Zehnder, o Marcos de Carvalho e a Mari, fomos jantar na Forneria Copacabana, do Chef Beto Madalosso. Todos nós somos alunos do Espaço Gourmet Gastronomia e fazemos o curso de chef de cozinha.

O Thiago aproveitou para convidar seus amigos Arnon Schefer, a arquiteta Valeria Ribeiro e Hilton Murakami. Cada um pediu um prato diferente e todos estavam deliciosos. Eu pedi um Salmão grelhado com risoto, espetacular.
Enquanto esperavamos a mesa, a maquina fotográfica do Marcos fez sucesso.




Mas o bom mesmo foram as sobremesas, presentinho do dono da casa. Olha só a Taça 2 de Abril, preparada pelo chef Júnior Moraes:

Receitinha pra lá de fácil. Uma redução de frutas vermelhas com suspiros e sorvete de creme. O charme fica por conta dos canudos recheados com creme de avelãs. Dê o seu toque e experimente fazer em casa. Essa foto linda foi o Marcos quem clicou.


Ceraflame na Ambiente


A indústria catarinense Ceraflame – especializada na fabricação de cerâmicas refratárias – mais uma vez confirma participação em uma das maiores feiras de decoração e utilidades de todo o mundo: a Ambiente. O evento, que será realizado na cidade de Frankfurt (Alemanha) entre os dias 10 e 14 de fevereiro de 2012, traz ao mercado mundial as melhores novidades e tendências do setor. Para a próxima edição, cerca de 4.500 expositores estarão presentes e a expectativa da organização é que o evento receba um público estimado em 145 mil visitantes profissionais.

Salada, saladinha...


A preocupação com a saúde deve ser uma constante na sociedade. Além de praticar exercícios físicos durante todo o ano, evitar alimentos gordurosos e calóricos e refrigerantes existem outros cuidados que devem ser adotados diariamente. Os nutricionistas são unânimes. Saladas, por exemplo, ganham ainda mais importância no cardápio diário, pois proporcionam uma alimentação leve, nutritiva, saudável e de fácil digestão. Além de serem saborosas, elas são fáceis de serem preparadas e podem ser incrementadas com outros complementos: torradinhas integrais, frango ou carne grelhada, molhos naturais e tantos outros. A dica é simples: quanto mais coloridas elas forem, mais saudáveis serão. A Germer Porcelanas Finas colocou em seu portfólio de produtos três opções de saladeiras. Os produtos, que fazem parte da linha branca de pratos e complementos têm, respectivamente, capacidade para até 565 ml, 1000 ml e 1820 ml. Além de serem práticas para o dia-a-dia, as saladeiras vão garantir à refeição um toque sofisticado ao contrastar o branco da porcelana com o colorido das saladas.

Pra terminar, as sobremesas!

A sugestão da Germer é preparar diferentes sobremesas e servi-las em peças que completem a criação do prato. No seu mix de produtos diferentes opções de pratos para sobremesa, entre itens da linha branca e decorada. Os pratos com as decorações Royal Cobalt, Royal Baly, Small, Arabesk e Catherine, por exemplo, são opções criativas e funcionais para combinar com diferentes tipos de sobremesa, otimizando ainda mais o sabor dos doces e surpreendendo o olhar e o paladar daqueles que vão experimentar o prato.

Novidades no cardápio da Manu


O Restaurante Manu, comandado pela premiada Chef Manu Buffara,  acaba de lançar as suas novas opções de menu degustação e seu novo cardápio a la carte. Inaugurado em janeiro, o restaurante foi inspirado em alguns dos estabelecimentos gastronômicos mais premiados do planeta, entre eles o dinamarquês Noma e o francês Le Chateubriand, e difunde técnicas de preparos contemporâneos na gastronomia do Estado do Paraná.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Risoto de Salsaretti Funghi e Queijo Fundido

Risoto Funghi
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 cebola pequena picada, 3 dentes de alho picados, 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo, 2 cubos de CALDO DE GALINHA ETTI, 1 vidro de SALSARETTI FUNGHI, 100g de queijo fundido sabor gruyère em pedaços, 2 colheres (sopa) de manteiga, 50g de queijo parmesão.
Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente o arroz e frite um pouco. Dissolva os cubos de CALDO DE GALINHA ETTI  em 1 litro de água fervente. Vá acrescentando o caldo, concha a concha, mexendo sempre até que o arroz esteja “al dente”. Junte o SALSARETTI FUNGHI, o queijo fundido, a manteiga e o queijo parmesão. Sirva imediatamente.  

23º ABUP SHOW vai trará novidades pra gastronomia

Faltam poucos dias para começar um dos mais importantes eventos voltado aos mercados de presentes e utilidades do país. A 23º Abup Show – promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes – acontecerá entre os dias 24 e 27 de agosto na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo, e contará com a presença de mais de 110 expositores. A ABUP sempre reúne em um mesmo espaço tendências e novidades para os setores de presentes e utilidades. Neste ano não vai ser diferente. Quem já decidiu ir à ABUP vai encontrar muitos lançamentos, produtos exclusivos e diferenciais pra lá de modernos.

Lançamento da 11ª edição do Guia Abrasel Paraná


Ontem o Centro Europeu promoveu o lançamento da 11ª edição do Guia Abrasel Paraná, o mais completo roteiro turístico, gastronômico e de lazer do Estado. Organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel-PR), o guia é distribuído gratuitamente na capital paranaense, em locais frequentados por turistas, como hotéis, pontos de informação da Prefeitura de Curitiba, Aeroporto Afonso Pena e diversos estabelecimentos comerciais.  A grande novidade do Guia Abrasel Paraná 2011 fica por conta da disponibilização do conteúdo no aplicativo “Curta Curitiba”, nos aparelhos IPhone e Android, facilitando, ainda mais, o acesso às informações. Além disso, a identificação dos restaurantes e bares por legendas proporciona uma escolha mais acertada para quem ainda não conhece as opções paranaenses e precisa de informações detalhadas.

Até oleo ganha prêmio

A importadora Porto a Porto, comemora mais uma conquista de reconhecimento internacional de seus produtos. Dessa vez, o sucesso fica por conta do azeite de oliva português Extra Premium Oliveira Ramos, que recebeu Medalha de Ouro na Los Angeles International Extra Virgin Olive Oil Competition, na categoria Packaging Design – Innovative Design, uma das mais prestigiadas competições mundiais. A garrafa do produto destaca-se por ser fosca e serigrafada com uma mensagem em estilo manuscrito e em alto relevo. Nesta mensagem, o famoso enólogo português e produtor do azeite, João Portugal Ramos conta uma história ligada à elaboração do produto. Na mesma competição, o produto conquistou Medalha de Prata na categoria Delicate, que avaliou o sabor e propriedades do produto. Valorizado pelo seu sabor único, o Extra Premium Oliveira Ramos reúne frescura, elegância e um frutado intenso. Com isso, a marca aposta na expansão da internacionalização de seus produtos que já podem ser encontrados, além do Brasil, em vários países.

Vida de Chef

Chef  Volmar Zocche

Para repaginar sua gastronomia e fazer da experiência de comer ainda mais deliciosa, a Rede Dois Santos traz o premiado Chef Volmar Zocche e promove uma deliciosa incursão a culinária ítalo-brasileira. Com um cardápio charmoso e diversificado, Zocche conseguiu unir o melhor da culinária italiana, a exemplo do Ravioli Artesanal de mussarela com pomodoro fresco, azeitonas e manjericão; com pratos típicos da culinária brasileira, como a Galinha Caipira com quiabo. Formado pela Academia de Cozinha Italiana, Zocche acumula experiências fabulosas em seu currículo, como montar restaurantes na Sardenha e no Egito, além de projetos sociais com adolescentes e jovens, implantando a Escola de Cozinha profissionalizante. “Gastronomia é isso: viajar pelo mundo para descobrir novos sabores, novos ingredientes, para agradar todo tipo de cliente", afirma o Chef. O que a Rede Dois Santos procura com essa parceria é justamente aliar o know how de Zocche com sua já consagrada arte em servir bem, proporcionando para os hóspedes uma incrível experiência gastronômica e de relax nos dois resorts da rede (Dois Santos Porto Feliz e Dois Santos Ilhabela). Outra grande novidade elaborada pela Rede Dois Santos está na criação de um serviço de catering, que traz o Chef Volmar Zocche no comando com o consagrado maitre Santos, agregando mais um serviço de qualidade à rede. Resort gourmet com serviço de catering e SPA para clientes cada vez mais exigentes: para o Dois Santos o céu é o limite quando o assunto é servir com maestria.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dicas do chef Aguinaldo Monteiro

Nesse video o Chef Aguinaldo Monteiro passa uma dica sobre cuidados com o preparo de ostras. Confira:

Conhecendo melhor os chefs

Chef Márcio Silva
Andei pensando sobre melhorar nossos conhecimentos sobre os chefs de cozinha. Escolhi o Márcio Silva, que comanda o ESPAÇO GOURMET Escola de Gastronomia. A paixão do Márcio pela gastronomia se revelou anos antes dele se tornar um renomado Chef de Cuisine.  Esse catarinense de Blumenau decidiu se dedicar à profissão bem jovenzinho fez aqui em Curitiba seu primeiro curso profissional na área. Foi ali na cozinha da escola que ele teve a certeza de sua paixão pelo trabalho entre as panelas e os temperos. Decidido,  deixou de bancário para se dedicar integralmente à gastronomia. No finalzinho de 2004 inaugurou o ESPAÇO GOURMET Escola de Gastronomia. Na época, a sede da escola comportava apenas uma cozinha com capacidade para 10 pessoas. Logo nos primeiros momentos da nova escola, Márcio criou um conceito inédito na capital paranaense: as Aulas-Show. Na modalidade, os alunos assistem ao preparo dos pratos e depois participam de um jantar. Existe forma melhor de aprender? O chef ampliou a proposta da escola e criou um curso mais abrangente, com foco em criar consumidores críticos e exigentes de qualidade nos restaurantes. Um publico mais exigente aperta os restaurantes que vão capacitar melhor seus funcionários. A ampliação também aconteceu na estrutura física da escola. Márcio adquiriu uma nova sede com capacidade para duas cozinhas - uma para a aula-show e outra para as aulas práticas - e posteriormente novas cozinhas, uma boutique gourmet e um auditório para as aulas teóricas.  Em 2007, Márcio inovou mais uma vez e lançou o primeiro curso de Chef de Cuisine em módulos, que tem suas turmas completas até hoje (esse é o curso que eu faço). Em 2008 iniciou também a formatação de franquias. Hoje, o ESPAÇO não é apenas uma escola, mas uma casa especializada em gastronomia. “Eu exijo qualidade total por parte dos professores nos cursos. Todos os professores que tenho hoje têm paixão pelo ensino gastronômico. Márcio Silva não deixa de se especializar. Ele é formado em Chef de Cuisine e Restauranteur e também cursou Economia, com especialização em Advanced Management Program pela ESADE/FAE. Além disso, participou de vários cursos de gastronomia nas tradicionais escolas Ritz Escoffier, Alain Ducass e Le Cordon Bleu, de Paris, IFSE, em Turin (Itália) e CIA, de Nova York. Durante sua formação fez estágio no Costão do Santinho Resort Golf & SPA, em Florianópolis, e no Hotel Mabu, em Curitiba.
Foto – Crédito: Alexandre Mazzo.

Chipa paraguaia é uma gostosura

 formato de ferradura e sabor de queijo
Ingredientes:
500g de fécula (ou polvilho doce), 125g de margarina, 250ml de leite   
320g de queijo caipira curado sem sal, 3 ovos, 20g de sal
Modo de fazer:
Juntar todos os ingredientes (exceto a fécula). Dar o ponto adicionando a fécula aos poucos. Dividir a massa (100g) criando ferraduras e colocar em forma untada de óleo. Levar ao forno (200 ºC) por cerca de 20 minutos ou até ficarem levemente douradas. Não leva fermento, não precisa sovar e nem crescer, o que deixa o processo todo mais fácil e rápido. Em uma tigela grande, misture bem 125g de margarina (umas 4 colheres de sopa bem cheias), 250 ml de leite, 350g de queijo branco (minas ou ricota) ralado em ralo fino, 3 ovos, 40g de sal (1 colher de café bem cheia). Aos pouquinhos vá adicionando 500g de polvilho azedo (ou doce) até a massa desgrudar da mão. A receita original parava aí, mas a minha não deu liga não, então completei com farinha de trigo polvilhada e usei mais ou menos 2 xícaras. O clima de cada cidade pode deixar a massa com o ponto diferente. Prove para ver se está bom de sal. Aqueça o forno a 200° e em um tabuleiro untado com manteiga vá dispondo suas chipas em formato de meia lua, deixando um espaço entre elas. Em meia hora ou até que elas comecem a ficar douradinhas, esse é o tempo de forno. Ah! Bem importante! Essa receita rende muiitttooo, deu pra 4 tabuleiros grandes . Por isso se vc não quer exagerar faça metade da receita. E para congelar é facinho. Leve a massa já no formato de meia lua, organizadas no tabuleiro, ao congelador e depois de umas 3h você já pode colocar em um saco plástico e só retirar direto para o forno.

Sopa paraguaia (de sopa não tem nada)

Esta é a sopa paraguaia que de líquida não tem nada. É um prato típico da região de fronteira. Feita de nada mais nada menos do que milho, ovos, leite e cebola… e só. Super simples, porém muito saborosa. Mais fácil impossível!

Ingredientes:
1L de leite, 500g de flocos de milho pré-cozido sem sal (vulgo Milharina®), 500g de queijo minas padrão ralado (meia cura, caipira), 1 xícara de óleo (aproximadamente), 4-5 cebolas fatiadas, 3 ovos1 colher (sopa) de fermento em pó, sal e pimenta.
Modo de preparo: pré-aqueça o forno em 180ºC e unte a forma. Refogue as cebolas já fatiadas com um pouco do óleo, só para murchar de leve. Não precisa e nem deve ficar dourado. Desligue o fogo. Se a panela for de tamanho respeitável, junte o leite, o óleo, os ovos, o queijo e misture bem. Misture o fermento com os flocos de milho. Acrescente aos poucos na mistura de cebolas. Acerte o sal e a pimenta. Transfira para a forma e asse por 45-50 minutos, ou até ficar dourado. Deixe esfriar e sirva.
Dicas- Para essa quantidade 1 colher (sopa) é o suficiente. Mas se usar outro tipo de queijo e/ou de flocos de milho que já possuam sal vá com calma. Queijo meia cura e o caipira já tem uma boa quantidade de sal, a Polentina® tem sal, por exemplo.
- Por incrível que pareça, o prato fica muito mais gostoso frio e se possível de um dia para o outro. Os sabores se acentuam. Experimentei quente e não gostei… estava com o gosto da milharina, mas no dia seguinte… nham, com café! :D

Cardápio novo do chef Rodrigo no Duo

Com a assinatura do Chef Rodrigo Cavichiolo, o DUO Cuisine traz uma seleção de entradas, acompanhamentos e pratos principais para complementar o seu cardápio. A novidade fica por conta da personalidade do menu, agora mais evidente e adequada ao estilo do chef Rodrigo, que quer apresentar criações singulares, leves, aromáticas e saborosas, “mais do que proporcionar uma experiência com a gastronomia, os pratos do DUO são opções para um estilo de vida que preza pelo bem-estar”, diz.  Nas entradas frias, destaque para o Carpaccio de Salmão, feito com um exótico molho com toques orientais, fatias de salmão fresco enriquecidas com o aroma do gergelim tostado e o frescor cítrico do limão. Como opções de entrada quente, a Panelinha de Queijo Brie, com cogumelos flambados levados ao forno com queijo brie; e também o Panine de Tomates Confitados, com lascas de queijo grana padano, tomates confitados e salteados com manjericão fresco, servidos sobre o pão ciabata. O Chef Rodrigo sugere ainda uma seleção de pratos para acompanhar um bom vinho, como o Queijo Camembert ao forno – o queijo é gratinado e fica com uma textura cremosa e o aroma de tomilho fresco garante um novo sabor. Para os pratos principais, Mignon Cero, um filé mignon com batatas francesas tostadas, molho a base de azeita extra-virgem, aromatizado com ervas e especiarias da casa, finalizado com uma nova textura, a farofa crocante. Também o Pernil de Carneiro Hermes Fontes, que tem cogumelos salteados com ervas, harmonizados com um molho delicado que envolve as fatias de pernil de carneiro servidas com polenta cremosa. Outro prato é o Filet DUO Brasil, uma receita que resgata sabores com uma farofa de ovo com azeitonas verdes, combinada com tomates confitados e filé mignon. O DUO tem também uma seleção nova para peixes e frutos do mar – Pescada Amarela ao Palmito, uma posta alta de pescada, fettuccine ao molho de palmitos, tomate-cereja e alcaparras, com um leve toque de manjericão. O Lombo de Bacalhau tem batatas rústicas, brócolis salteados com azeitonas pretas e o inovador crocante de presunto Parma. O Camarão ao Mango apresenta camarões com molho de sabor agridoce na combinação da manga, do gengibre e do manjericão, harmonizando com arroz de limão. O DUO tem também uma seleção de pratos vegetarianos e um menu kids. Dentre as sobremesas, Taça de Brigadeiro Trufado com Morangos, que conta com morangos macerados, brigadeiro trufado, sorvete de baunilha e praliné de castanhas. O DUO apresenta ainda uma seleção de drinques e uma carta de vinho com 150 rótulos. O restaurante abre para o jantar de terça-feira a sábado, a partir das 19h. Reservas pelo telefone (41) 3244-2574.

Cursos de gastronomia em alta

louça bonita aguça o paladar

A busca por aulas de gastronomia é cada vez maior em todos os cantos do Brasil. Muitas pessoas buscam estes cursos para se profissionalizar mas existem aqueles que apenas querem aprender um pouco mais para colocar este hobby em prática no dia-a-dia. A utilização do ingrediente correto na medida correta faz toda a diferença na apresentação final da refeição, diz o chef Gui Baran, do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, em Curitiba. A indústria paranaense de porcelanas Germer, por exemplo, é parceira de grandes e importantes escolas de gastronomia de todo o país e sempre desenvolve ações para promover o crescimento do setor.  Hoje a empresa é grande parceira do Espaço Gourmet, mas também trabalha em conjunto com outras escolas.  A Chef Manoella Buffara Ramos comenta que o apoio das empresas de porcelanas é muito importante para o trabalho dos profissionais da gastronomia.  “As louças nos inspiram e deixam nossas receitas ainda mais bonitas. A peça faz parte da criação de cada chef. É como se fosse a embalagem para um presente”, acrescenta. Por isso, tão importante quanto o crescimento deste mercado, é também o crescimento das empresas fornecedoras de produtos gastronômicos, afinal, elas se completam e oferecem aos consumidores um produto de grande qualidade e exclusivo.