sábado, 28 de julho de 2012

Caldinho do Carmel

Ontem eu fui jantar no Carmel, um lugarzinho bem charmoso, rico em detalhes na decoração bem organizada pela proprietária, a simpatica Ana Maria. O Carmel fica ali na Rua Dep. Carneiro de Campos, 159, rua de pouco movimento e fácil de estacionar. Enquanto esperávamos nossa mesa pedimos um caldinho que combina bem com o friozinho que está fazendo. Minha caneca veio fumegando com o delicioso caldo de mandioca e carne. Hoje eu tenho uma receita que desenvolvi e acredito que ficou tão gostosa quanto a do Carmel.

Ingredientes:
500 g. de carne (músculo ou acém) em cubinhos, 500 g. de mandioca cortada em pedaços irregulares, 1 cebola média picadinha, 1 dente de alho bem esmagado no pilão com um pouco de sal, 2 colheres (sopa) de óleo, 3 tomates sem sementes e sem pele picadinhos, 1 1/2 litro de caldo de carne, cheiro verde picadinho a gosto.
Preparo:
Na panela de pressão, refogue a carne no óleo, em fogo baixo, até secar a água que se forma e a carne comece a dourar. Junte a cebola e refogue mais um pouco. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe em fogo médio, após ganhar pressão, por cerca de 25 minutos. Tire a pressão, abra a panela e junte os tomates, o caldo de carne e a mandioca. Tampe e cozinhe por cerca de 1/2 hora, até a mandioca ficar macia e parte dela engrossar o caldo. Sirva quente acompanhado do cheiro verde picado bem fininho.

Nenhum comentário: