terça-feira, 17 de julho de 2012

Gorduras do bem


Incluir boas fontes de gorduras saudáveis é essencial em qualquer dieta. Alimentos que possuem gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, incluindo Ômega – 3 e Ômega 6, são responsáveis por nutrir o cérebro, coração, células, cabelos, pele e unhas, além de contribuírem para o fortalecimento do sistema imunológico. A importadora paranaense La Violetera dá a dica: manter o hábito de consumir azeite de oliva extra virgem, por exemplo, rico em gordura mono e poli-insaturada pode contribuir muito para a saúde. Esse tipo de azeite também é fonte de vitamina E, que retarda o envelhecimento celular. Grande parte dos alimentos possui mais de um tipo de gordura. É o caso das nozes, que unem as monoinsaturadas, Ômega 6 e Ômega 3. Essa combinação é capaz de beneficiar as veias e artérias, de acordo com os pesquisadores do Hospital Clínic e da Universidade Autônoma de Barcelona, ambos na Espanha. Tanto as nozes como o azeite de oliva ajudam a aumentar o HDL (colesterol bom). Mesmo diante de tantos benefícios vale ressaltar que, mesmo sendo fonte de gorduras boas, esses alimentos possuem um elevado valor energético e o seu consumo deve ser feito de forma moderada. A La Violetera oferece diversas opções de azeites e frutas secas em sua linha. Conheça todos os produtos da marca e confira dicas e receitas no site www.lavioletera.com.br/receitas.
Classificação das gorduras: Monoinsaturadas. Óleos vegetais como o de canola, azeite de oliva, abacate, nozes, amêndoas, avelãs e sementes como gergelim e abóbora. Abaixa o LDL e o colesterol total.
Poli-insaturadas: As mais "famosas" são Ômega 3 e 6. São encontradas em peixes de água fria, frutos do mar, e em óleo de canola. Todos estes são ricos em Ômega 3. Já os ricos em Ômega 6 são: óleos de girassol e soja e sementes oleaginosas. Esse tipo de gordura ajuda a aumentar as taxas do "colesterol bom", o HDL, e manter baixas as taxas do colesterol ruim, o LDL.
Trans-saturadas: Aumentam o colesterol e os riscos de doenças cardíacas, além de não trazerem benefícios. Encontradas na batata frita, margarina e biscoitos amanteigados.
Saturadas: Presentes em carnes gordas, laticínios e coco. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o limite do consumo de gordura saturada, pois já foi demonstrado estar relacionado com doenças cardiovasculares.
Sobre a La Violetera : A La Violetera está desde 1928 no mercado de importação e comercialização de frutas secas, azeites, azeitonas, conservas e outros itens de origens variadas para todo o país. Com sede na Cidade Industrial de Curitiba, a La Violetera também oferece linhas de alimentos por meio das marcas Mastroiani – voltada à culinária Mediterrânea, com oferta de acetos, molhos e massas – e La Preferida, com excelente relação custo x benefício. A empresa atende todo o mercado nacional com produtos para o consumidor final e com a linha Food Service, destinada a restaurantes, bares e panificadoras. www.lavioletera.com.br

Nenhum comentário: