segunda-feira, 4 de julho de 2011

Agora eu vou ser Chef – aula 3

Eu já estava com saudades de meus novos amigos lá do Espaço Gourmet, onde faço meu curso de chef de cozinha. O mais interessante é que mesmo sabendo o tema das duas aulas, todas as vezes saio sentindo que foi muito mais interessante do que imaginava. Nessa sábado, o professor foi o Agui Monteiro, um rapazinho super jovem mas cheio de conteúdo nas explanações.

Esse é o chef Agui
De manhã ele falou sobre os temperos, condimentos e especiarias. Apertei nos dedos para indetificar o aroma de tudo e coloquei na boca pra sentir bem a diferença entre eles. Alguns são bem óbvios e outros nem tanto, como a salsa crespa e a comum.
Você sabia que o Curry não é uma planta? Gente, achei o máximo saber que essa especiaria é uma misturinha de muitos ingredientes (de 7 a mais de 20) e que no oriente cada família tem seu segredinho de receita.
O chef mostrou como se faz Oignon Brullée (cebola tostada) e Ognion Piqué (cebola cheia de cravos e louro para flavorizar molhos). Eu gostei mesmo foi de aprender a fazer o Bouquet Garni. Olha só ele ensinando.  
oignon piqué
Nossa segunda aula, logo após o almoço que o chef Agui Monteiro preparou cuscuz marroquino com legumes (super fácil, é só deixar o cuscuz hidratando com caldo de legumes fervendo), vamos aprender a limpar e cortar frutos do mar. Linguado, robalo, camarão, ostras, lula e... polvo! Eu odeio polvo! Tenho nojo de polvo! Fui me escondendo e fingi que prestava atenção. Ai, ai, se me pedirem esse tema na prova, vai ser muito mau...
Depois o chef Agui Monteiro aproveitou os cortes e fez um delicioso macarrão com frutos do mar.
Na sala de baixo da nossa estava acontecendo o concurso de sobremesa da Germer e sempre que eu podia, descia pra ver o que estava acontecendo (na matéria seguinte você vai saber mais desse evento). Minhas amigas Lylian Vargas e Marian Guimarães estavam entre os jurados e ficaram estarrecidas ao me verem vestida de chef. Fiz pose, estufei o peito e disse: agora vou ser chef!!  

Nenhum comentário: