quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cardápio a base de peixes é boa opção para se alimentar neste verão

Fonte de proteínas de alta qualidade, o peixe é um alimento que, além de nutritivo, é amigo da dieta. No entanto, mesmo vivendo em um país com um extenso litoral, os brasileiros consomem menos do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o consumo de pescados no Brasil é de 6,8 kg por habitantes por ano, enquanto o indicado pela OMS é quase o dobro: 12 kg.
Segundo a nutricionista Ana Carolina Marçal– coordenadora do programa de Saúde Alimentar Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais - os peixes são ótimos ingredientes para quem deseja manter uma dieta balanceada e saudável durante o verão, que começa no dia 21 de dezembro.“Na estação mais quente do ano é importante que todos cuidem da alimentação, acrescentando nas refeições produtos frescos e de qualidade para suprir as necessidades do organismo, evitando a desidratação. Como nessa época muitos vão à praia, fica ainda mais fácil de comprar pescados, mesmo assim a regra número 1 é conhecer a procedência do produto, verificando se está bem armazenado e fresquinho”, complementa.
Na hora de preparar, segundo a nutricionista da Risa, a melhor alternativa é assar ou grelhar os peixes para evitar o acúmulo de gorduras. “O segredo para manter a carne do peixe sempre úmida e saborosa é aproveitar os sucos e a gordura natural do alimento. Para ser saudável, sempre indicamos a utilização de alimentos naturais para temperar o peixe, assim como o limão, sal, pimenta, alcaparras, pimentão e cebola. O importante é selecionar um peixe fresquinho e utilizar os ingredientes na medida certa”, comenta Ana Carolina.
A nutricionista disse ainda que a carne de peixes traz muitos benefícios à saúde. “Ela tem pouca gordura, faz bem ao coração, combate inflamações no organismo e ainda tem efeito antioxidante. Além disso, a quantidade de proteínas presentes no peixe ajuda a aumentar o metabolismo do corpo, contribuindo para o emagrecimento”, acrescenta.
Outro benefício importante é a presença de ômega 3, que auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, tendo papel importante em alergias e processos inflamatórios. Esse nutriente é encontrando em grande concentração em peixes de água profunda, como é o caso do atum, sardinha e salmão. “Sempre acrescentamos nos cardápios das empresas clientes várias opções de carne, entre elas o pescado. Além de ser muito saudável, é um alimento mais leve que contribui diretamente na saúde dos colaboradores”, finaliza a nutricionista da Risa.

** Se você é daqueles que gosta de almoçar e jantar fora, mas não abre mão de saborear alimentos sempre fresquinhos e com aquele sabor especial de fazenda, certamente conhece e já experimentou as delícias servidas pelo Divino Fogão, que foi fundado no ano de 1984.
A primeira loja da rede, na região de Interlagos em São Paulo, foi o marco inicial para uma história de grande sucesso. Atualmente a rede tem 128 unidades em operação pelo Brasil e até o final do ano este número deve aumentar para 137.
Para driblar a concorrência e surpreender os clientes não só pelo sabor, mas também pelo visual das refeições, a rede de restaurantes – em parceria com a indústria catarinense Ceraflame – lançou uma linha de cerâmicas com design e cor exclusivos para o layout de seus buffets.
Segundo o diretor de operações da rede, Emiliano Oliveira da Silva, todas as lojas Divino Fogão são padronizadas com as cerâmicas da Ceraflame, que além de serem atóxicas, são as únicas do mundo que contam com tecnologia 100% resistente a choque térmico.
Esta parceria, de acordo com a Ceraflame, transformou-se em um case de sucesso no mercado nacional da gastronomia, pois além de exclusividade, garantiu ao cliente funcionalidade e modernidade, e ao consumidor final ainda mais segurança na hora da alimentação.“São produtos que não contaminam os alimentos com a liberação de metais pesados. As cerâmicas só vem a somar com o conceito saudável do Divino Fogão”, comenta Kilian Schroeder, gerente de marketing da Ceraflame.
“Nosso conceito é oferecer aos clientes comida gostosa e sempre fresquinha, como aquelas que nossas avós e tias fazem na fazenda. É algo que remete à infância, com muito sabor e qualidade, mas que agrada a todos os tipos de público”,acrescenta Emiliano.
Para o diretor do Divino Fogão - que define a parceria com a Ceraflame como “a tampa e a panela” - o grande diferencial das cerâmicas da marca está na qualidade e na versatilidade.

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