domingo, 3 de julho de 2011

Vá conhecer Ilhéus

Ilhéus é cheia de historias de Jorge Amado
Eu sou absolutamente apaixonada por Ilhéus, na Bahia. Em maio Curitiba foi só chuva e frio e resolvi visitar alguns amigos que tenho por lá. Entrei em contato com o Lucio da Encantur, que fez nosso receptivo em Ilhéus e nos deixou nas mãos carinhosas dos guias João e Roberta que nos levaram para passeios beneditinos. Eu aconselho você a entrar em contato com ele quando for pra lá. Seu passeio vai ser perfeito. Os sites coloquei no final do texto. Essa matéria está reacheada de fotos e receitas é só clicar aqui em baixo pra ver mais:
Esse é o Village Back Door
Rossana Colleoni, a mais baiana das italianas, que escolheu viver no Brasil por puro amor, é proprietária do Village Back Door, um charmoso hotel de frente para o mar de Olivença (distrito de Ilhéus). Ela nos esperava com sua alegre amizade e um arejado quarto naquele pedacinho do paraíso. Nesta noite jantamos todos juntos e na hora da sobremesa foi só elogios para Rossana: Salaminho de chocolate com sorvete de creme. A receita é simples ideal para agradar uma visita inesperada.

Salaminho de Chocolate da Rossana

Salaminho de Chocolate
Ingredientes
100 gramas biscoito maisena - 150gamas de manteiga sem sal - 100gramas de chocolate meio amargo – 2 colheres de rum – 2 ovos – 100 gramas de acúcar
 Preparo
Derreta o chocolate em banho Maria, acrescenta a manteiga, o açúcar, os ovos, o rum e os biscoitos que já devem estar quebrados em pedaço pequenos. Abra uma folha de papel alumínio e coloca essa massa, enrolando para dar o formato de uma salameinho italiano. Leva à geladeira.
No dia seguinte fomos passear pela maravilhosa Ilhéus, cheia de histórias imortalizadas por Jorge Amado. A casa do escritor hoje é um museu que conta sua vida e do outro lado da rua fica o Bar Vesúvio, de Gabriela que existiu realmente, com direito a Seu Nacibe e tudo. O Bataclam continua imponente contando o passado de senhores do cacau e suas muitas mulheres.

Imagine-se nesse paraíso na Dolce Vita
Calor delicioso, depois de tanto no frio em Curitiba, deixa tudo ainda mais colorido e à noitinha vamos para um bate papo gostoso com outro italianíssimo brasileiro, o Luigi, que comanda o charmoso hotel La Dolce Vita.
Eu e o Luigi conversando pro Bem Bom
Esse simpático amicci é um perfeito gourmant e a mesa daquele pedacinho da Italia em Ilhéus é sempre farta e de qualidade.
Eu amei a berinjela, servida com broa e outros pães quentinhos, acompanhando um belo vinho italiano. Essa receita tem que ser assim, bem explicadinha:

A berinjela dá pra guardar na geladeira
Descasque 2 berinjelas grandes e corte fatias no sentido do comprimento, fatias bem fininhas pra ficar bonitas no final, tá? Coloque as fatias uma em cima da outra numa tábua e corte em tirinhas, no sentido do comprimento. Vá acomodando as tirinhas já cortadas em um escorredor de macarrão e intercalando as camadas com bastante sal. É que essa receita não cozinha e esse processo do sal é que vai fazê-la reduzir e soltar uma água escura, por isso deve ficar dentro de um escorredor. Você faz isso com as 2 berinjelas e deixa lá no sal por umas duas horinhas. Em uma panela coloque azeite de oliva, bastante alho picado em pedaços grandes e umas duas cebolas em tiras. Deixa dourar, misture um pimentão verde e um vermelho cortados em tirinhas fininhas também. Quando estiver tudo macio, coloque meia xícara de vinagre branco. Espera o álcool evaporar, junta um punhado de alcaparras, folhas de louro, uvas passas brancas e pretas sem semente, azeitonas picadas, pimentinha de cheiro sem semente picada e bastante orégano. Refogue tudo até que os pimentões estejam cozidos. Enquanto esse refogado está no fogo, pegue as berinjelas e lave bem em água corrente. Em um pano limpo, coloque a berinjela e aperte/esprema até tirar toda a água que restou. Desligue a panela do refogado e junte lá a berinjela. Espere esfriar, coloque em um vidro e cubra toda a berinjela com azeite, cuidando para que não fique nada fora do azeite. Agora é só guardar na geladeira e tirar sempre um pouco antes de servir.
Mal o dia amanheceu e a equipe da Encantur nos levou para conhecer a fazenda cacaueira Provisão onde acompanhamos a historia do cacau, do plantio até o processamento final que é o melhor chocolate do Brasil.
Bicho Preguiça é fofíssimo!
Nessa noite conheci a bióloga Vera de Oliveira que faz um maravilhoso trabalho de preservação do bicho preguiça e dedica-se inteiramente a estes animaizinhos amorosos que correm sério risco de extinção.

Essa é deliciosa Tujuípe
No dia que íamos para o TXAI aproveitamos a manhã para rever a cachoeira de Tijuípe e mergulhei de cabeça nessas águas energéticas e cheias de axé. Na Bahia, que os orixás nos protejam! Uma paradinha no mirante de Serra Grande, onde a vista se dilata. A imensidão do Oceano Atlântico, esparramado pelas areias de Itacaré tem uma beleza deslumbrante.

Só de lembrar estou no Paraíso
Nosso almoço foi no restaurante cabana Paraíso do casal Dimitri e Cristiane. Ele nos preparou um delicioso peixe com camarão e mousse de raspas de coco verde e azeite de dendê feito pelo próprio Dimitri.

Receita facil e saborosa

Ingredientes
1 kg de camarão
Suco de 2 limões
Pimenta do reino
Sal à gosto
Coentro à gosto
1 xicara de raspas do coco verde e 1 cebola grande bem picada
1 xicara e meia de molho de tomate feito em casa
10 ml de azeite de oliva
1/2 pimentão picado
Modo de Preparo
Escalde o camarão  
limpo. Reserve em um refratári. Adicione o sal a
pimenta do reino , o coentro, e o suco dos 2 limões;
deixe descansar por uns 20 minutos. Numa panela coloque
o azeite a cebola, deixe dourar, depois coloque o
camarão com todo o tempero, deixe curtir, coloque então
o molho de tomate e o pimentão picado.
Depois de + ou - 10 minutos de refogados em fogo baixo
adicione o creme de coco, deixe mais 10 minutos
em fogo baixo e está pronto. Fica ótimo acompanhado de
arroz branco e legumes na manteiga.
Mais uma vez deixamos ilhéus sabendo que nossa volta é certa como 2 e 2 são 4!
http://www.encantur.com.br/   Receptivo em Ilhéus e região
http://www.paraisobahia.com.br/    Fazenda Restaurante Paraíso
www.ceplac.gov.br      bicho preguiça

Nenhum comentário: