Em todo o Paraná o nome de Cesar Monteiro é respeitadíssimo na área gastronomica. Hoje vem despontado como o hit da nova geração de chefs, Agui Monteiro, filho do Cesar, que é um dos professores do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. A receita que estou postando hoje leva a assinatura desse mestre em criatividade e paladar. A massa filo é um pouco dificil de se trabalhar, mas tomando bastante cuidado para ela não rasgar, o resultado é surpreendente.
Creme de mandioquinha com azeite trufado, trouxinha de bacalhau e refogado de espinafre
Ingredientes:
4 peças de Massa Philo de 20cm por 20 cm, 400gr de bacalhau cozido e desfiado
50gr de tomate sem pele e sem semente cortado em cubos
Folhas de manjericão, Azeite de oliva 50 ml, ½ cebola cortada em fatias finas
50gr de manteiga derretida, 100gr de folhas de espinafre, 200gr de batata salsa
50gr de creme de leite fresco, 1 maço de ceboullete ou nira
Preparo:
Descasque a batata salsa e leve para cozinhar, quando estiver macia bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento, até ficar um purê liso, voltar para a panela e acrescentar a nata, corrigir o sal, a pimenta e reservar. Numa frigideira, refogar com o azeite de oliva a cebola até dourar, acrescentar o bacalhau, fritar por 1 min, acrescentar o tomate, as folhas de manjericão, corrigir o sal e pimenta. Reservar. Branquear a ceboullete. Numa superfície plana estender a massa philo e pincelar com a manteiga, no centro da massa colocar o recheio de bacalhau, fechar a massa juntando as pontas no centro, formando uma “trouxinha” . Reservar.
Aqueça o forno a 150°C, leva as “trouxinhas” para assarpor 10 min ou até que doure, enquanto isso aqueça o veloute de batata salsa,refogue o espinafre com um pouco de azeite de oliva. Para a montagem, num prato fundo, faça um leito com o veloute, no centro do prato colocar o espinafre e por cima do espinafre a trouxinha. Servir quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário