segunda-feira, 13 de junho de 2011

TXAI – UM DESTINO DE ALTO LUXO E SABORES

São 3 piscinas maravilhosas

Eu fui convidada pela Assessoria de Imprensa MAPA COMUNICAÇÃO para conhecer o Txai. Construído há 10 anos o Txai Resort Itacaré é sinônimo do mais alto luxo e conforto dentro da hotelaria brasileira. Recebeu a aprovação de clientela very, very vip do Jet set internacional como o presidente da França Nicolas Sarkozy  e sua esposa Carla Bruni, e os holywoodyanos Orlando Bloom e Johnny Depp. É para esse sofisticado Oasis bahiano que estamos afivelando malas agora....
 Para chegar neste paraíso você deve pegar um vôo ate Ilhéus e seu translado será feito pela equipe do próprio resort ou pelo receptivo ENCANTUR (http://www.encantur.com.br/). São apenas 40 bangalôs sofisticadíssimos distribuídos em 92 hectares de mata atlântica. Ao chegar fomos recebidos pela simpaticíssima hosts Elba e a gerente geral Bethi, que com um largo sorriso nos serviram uma água de coco geladinha e numa confortável sala recebemos informações sobre o funcionamento do hotel.
A recepção é cheia de charme
Não dei mais do que 20 passos e já pude ver a imensidão do mar azul entre milhares de palmeiras que nos acolheram balançando na brisa suave.
Tudo aqui é requintado e de bom gosto. Os mínimos detalhes das construções do TXAI são uma experiência única mesmo aos olhos do mais exigente turista. Na chegada ao nosso bangalô, pisando em uma grama extremamente cuidada e macia, tivemos a primeira agradável surpresa da estadia: uma cama king size envolta em um dossel de seda branca onde hibiscos coloridos estavam esparramados em lençóis brancos que nos deram as boas-vindas.
 Acho que vou gostar disso! E não me enganei. Durante a nossa estada de 3 dias tudo foi absolutamente perfeito.
Comensais exigentes
A gastronomia surpreende nosso paladar já no café da manhã com uma variedade muito grande de doces que vão do tradicional ao melhor prato bahiano.  Para o almoço, invariavelmente servido na piscina, o cardápio oferece petiscos e a sugestão do chefe para o dia é sempre imperdível.
No jantar, servido em um outro restaurante maravilhoso, fui direto a cozinha para conhecer a cheff Arilma e pedi para ela nos surpreender o paladar. Numa mesa a luz de velas saboreamos lagosta puxada na manteiga com risoto de taioba  e molho de tomate cereja. Anotei pra você a receita da lagosta.

Lagosta Puxada na Manteiga

Ingredientes:

  • 2 caudas (280 gramas) de lagosta
  • 1/8 de colher de (chá) de pimenta-do-reino branca
  • 1/8 colher de (chá) de alho desidratado
  • 1 colher de (sopa) de suco de limão
  • 1 colher de (chá) de páprica
  • 120 ml de azeite de oliva
  • 1 colher de (chá) de sal
  • 200 gr de manteiga

Modo de Preparo:

  • Pré-aqueça uma frigideira larga. Esprema o suco de limão dentro de uma tigela pequena e, devagar, acrescente o azeite, misturando bem. Em seguida, adicione o sal, a páprica, a pimenta-do-reino branca e o alho, voltando a misturar tudo. Com uma faca grande, corte as caudas de lagostas ao meio, no sentido do comprimento. Depois, pincele a carne das laterais das caudas com a marinada. Coloque as caudas na frigideira com manteiga, com a carne virada para baixo. Puxe tudo por 10 a 12 minutos, virando uma vez, e regando frequentemente com a marinada. Jogue fora o que sobrar da marinada. A lagosta estará pronta quando estiver opaca e firme ao toque.
  • Servir com risoto de sua preferência.

O SPA oferece diferentes tipos de massagens
Deixei para o outro dia minha ida ao SPA Shamash localizado no ponto mais alto do resort. A vista é surreal e fique sabendo que na língua dos índios kashinawa, shamash quer dizer “medicina da floresta”! São 5 salas com decorações espetaculares e a vista mais incrível do mar da Bahia. Estamos a uns 150 metros de altura e o que daqui posso ver,  minhas vãs palavras em português jamais conseguirão traduzir. Depois de uma massagem com uma terapeuta de mãos delicadas mas eficientes saio realmente muito mais feliz.
O TXAI oferece um serviço extra para seus hospedes, com a equipe particular do Bicho do Mato (WWW.bichodomato.tur.br). O simpático bahiano Alexandre nos levou de Land Rover para a fazenda Caranha onde lavamos a alma em um banho de cachoeira no rioTijuipe que tem suas águas absolutamente puras. Cansados mas em estado de graça nesta comunhão com a natureza, vamos para uma cabana num mirante com praias a perder de vista e aí somos surpreendidos com taças de Moet Chandon borbulhante.
Trabalho social do Txai
A mata da APA (Area de proteção ambiental) de Itacare/Serra Grande possui um ecossistema rico em biodiversidade, onde vive uma comunidade com grande tradição cultural. O TXAI social é um projeto de proteção deste patrimônio, patrocinando programas para a sustentabilidade dessa complexa harmonia. O “companheiros do txai” coloca técnicos do resort para ensinar o beneficiamento das hortas para os moradores locais, estimulando sua produção e orientando a comercialização de seus produtos.
Um programa muito interessante é o txaitaruga voltado para a preservação das tartarugas marinhas que desovam nas praias de Itacare. Eles cuidam das fêmeas e de seus ninhos ate a eclosão dos ovos. Técnicos conversam com moradores locais para que eles evitem capturar as tartaruguinhas, mantendo ainda um banco de dados sobre os ninhos.
Viajar  é estar presente no hoje, de bem com a vida e conectado com a natureza.
www.txairesort.com.br (73) 2101-5000
http://www.encantur.com.br/   Receptivo em Ilhéus que te leva ao Txai e região

Um comentário:

marcos disse...

Minha querida amiga Mary,

Fique certa das minhas visitas por aqui.
bjs
Marcos Klammer