quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Moqueca catarinense

Segundo Paulo Hruschka, o segredo - além da qualidade dos ingredientes selecionados - está na forma de preparar e servir
Prato típico da Bahia, a moqueca caiu no gosto dos brasileiros e hoje é considerada uma das receitas mais saborosas e consumidas no país. Com diferentes métodos de preparo e variados ingredientes, o prato é sempre uma ótima opção para almoços e jantares, que ganham ainda mais sabor com o aroma e o colorido dos alimentos.
Segundo o chef de cozinha catarinense Paulo Hruschka, além da qualidade dos ingredientes, outro segredo para que a moqueca fique ainda mais especial é a forma de preparar e de servir a receita. 
Lançada neste mês pela Ceraflame -indústria brasileira especializada em cerâmicas refratárias- a nova linha de moquequeiras da empresa é ideal para este preparo. Os produtos, que estão disponíveis nas versões de 20 e 28 cm, foram lançados nas cores pomodoro, preto, chocolate, malbec e curaçau.
Vale lembrar que as novas moquequeiras contam com duas alças e um furo na tampa de vidro para facilitar a saída do vapor do cozimento dos alimentos e a visualização da refeição que está sendo preparada. Confira a receita do Chef Paulo.
Ingredientes:
1 kg de peixe fresco (Badejo, pescada amarela, cação) cortado em pedaços de dois dedos de largura. 2 cebolas de tamanho médio cortadas em fatias circulares. 3 pimentões (um verde, um amarelo e outro vermelho) cortados em fatias circulares. 1 dente de alho amassado. 4 tomates maduros picados. 1 maço de coentro bem picado. 200 ml de leite de coco. 4 colheres de sopa de azeite de dendê. Sal e Pimenta

Modo de preparo: Deixe o peixe numa marinada feita de suco de limão e pimenta por pelo menos 1 hora. Coloque cebola, pimentões, alho, tomate, peixe e coentro. Acrescente o azeite de dendê e leite de coco sobre tudo e deixe ferver por pelo menos 20 minutos. De tempo em tempo, leve o líquido da parte de baixo para a de cima. Tome cuidado para não quebrar o peixe e sirva com arroz branco.

Nenhum comentário: