quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Pamonha moderna da chef Paula Labaki

Feita de milho, a pamonha caiu no gosto de muitos brasileiros. Mas você sabe a origem dela? Pois é, além de saborosa, é uma receita temperada com muita história, afinal de contas foi trazida ao país pelos escravos africanos.
A receita tradicional, segundo a afirmação "na natureza nada se perde, tudo se transforma" é feita de milho ralado com leite e açúcar e servida na própria palha de milho. Mas, para modernizar o prato, a chef de cozinha Paula Labaki inovou no preparo e também na forma de servir. "Muitos acham que pamonha é receita só de inverno e que não pode ser servida de maneira sofisticada. Mas tudo isso depende de como você vai apresentá-la. Essa receita que criei, por exemplo, foi pensada para ser servida de uma forma mais elegante, com mini porcelanas brancas da Germer Porcelanas Finas que vão contrastar com o amarelo do milho e a textura do alimento",explica Paula.
Receita - ingredientes, seis espigas de milho grandes, ½ xícara de chá de açúcar, ½xícara de chá de leitede coco e 1 pitadinha de sal.
O primeiro passo é descascar os milhos e reservar as palhas inteiras. Depois, rale as espigas e mum ralador grosso, coloque o milho em uma tigela grande e acrescente os outros ingredientes. Misture cuidadosamente com uma colher de pau. Pegue as palhas,dobre-as ao meio e costure-as dos dois lados, para formar um saco pequeno. Preencha-os com o creme de milho e feche a ponta amarrando com um barbante.
Em uma panela grande, coloque água para ferver. Quando levantar fervura, ponha as trouxinhas de milho na água e cozinhe por 90 minutos. Retire com o auxilio de uma escumadeira e deixe escorrer. Abra as palhas, corte a pamonha com um cortador redondo e coloque para gelar. Na hora de servir, dê uma leve queimada com o maçarico ou na chapa e sirva na colher de degustação da Germer.
"A porcelana é o toque especial dessa receita. O produto é responsável por dar umar moderno à receita e por transformar uma comida tão tradicional em um prato mais incrementado, que pode ser até mesmo servido em eventos nos cardápios de finger foods", finalizaa chef Paula Labaki.

Nenhum comentário: